POR QUE MAIS UM SITE SOBRE TDAH?

.

O TDAH acomete cerca de 5% da população mundial. Desse modo, mais de 2,5 milhões de brasileiros, entre 0 e 19 anos, em plena idade escolar, sofrem deste transtorno, além de outros milhões de adultos e idosos. Todavia, no Brasil, há poucos milhares de casos diagnosticados, principalmente, pela falta de informação, que é o maior dificultador no processo de diagnóstico do Transtorno.

Diagnóstido do TDAH

O diagnóstico do TDAH é ainda um grande problema no Brasil. Cerca de 2,5 milhões de pessoas em idade escolar, até 19 anos, sofrem do transtorno neste país. Da população total, o número pode chegar a 10 milhões de casos. No entanto, o número de pessoas diagnosticadas em tratamento não chega a 20 mil.

O diagnóstico deve ser feito, preferencialmente, pelo profissional médico. No entanto, psicólogos e psicopedagogos também podem fazer o primeiro diagnóstico e consequente encaminhamento para o médico.

ATENÇÃO: NÃO BASTA SER MÉDICO OU PSIQUIATRA. CONHECE-SE MUITOS CASO DE DIAGNÓSTICO EQUIVOCADO. É MUITO IMPORTANTE QUE O PROFISSIONAL SEJA ESPECIALISTA EM TDAH. EMBORA NÃO EXISTA UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO COM O TÍTULO TDAH, HÁ PROFISSIONAIS ESPECIFICAMENTE VOLTADOS PARA O TRABALHO COM ESSE TRANSTORNO EM PARTICULAR.

No entanto, o verdadeiro diagnóstico deve começar em casa e na escola, com a observação da criança. Para isso, é possível recorrer a formulários de auto-diagnóstico, que servem como um pré-diagnóstico. Todavia eles não substituem a avaliação e a opinião do médico.

A seguir seguem alguns links destes formulários, disponíveis on-line:

Diagnóstico de crianças e adolescentes

Diagnóstico de adultos

Diagnóstico eletrônico ( click no menu diagnóstico, dentro do site)

Espero que você avance no conhecimento e no enfrentamento do TDAH.

Sucesso a todos!

Prof. Sean Mardem